terça-feira, 2 de março de 2010

Restaurante Panorâmico Usina do Gasômetro

Restaurante Panorâmico

Este como muitos outros é um bom projeto para aproveitamento dos espaços ociosos da Usina do Gasômetro, que neste anos todos, ainda não conseguiu definir sua total utilização.


ASPECTOS GERAIS

O projeto do Restaurante da Usina do Gasômetro foi elaborado a partir do anteprojeto escolhido através de Concurso Público de Anteprojetos de Arquitetura, promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre e organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil-RS, em acordo com a lei 8.666/93, em dezembro de 1994.


 “O Restaurante Panorâmico é um dos equipamentos estratégicos desse espaço (a Usina), não apenas servindo como apoio às demais atividades culturais, mas também constituindo-se em ponto de atração turística devido à sua localização privilegiada sobre a área extrema do terraço, junto ao Guaíba." (O comentário é parte do texto do folder de lançamento do concurso.)
Trata-se de um restaurante com capacidade de cerca de 80 pessoas, acoplado a um bar para 22 lugares, no seu espaço interno e local para mesas ao ar livre. A ligação direta destes dois espaços ao terraço valorizam o lugar e o contato com a paisagem. Com uma área compacta, abriga, dentro das melhores técnicas, todos os espaços de apoio necessários às atividades de gastronomia e lazer.
O projeto executivo foi entregue em maio de 1996.
Concurso Público Nacional de Arquitetura para o Restaurante Panorâmico da Usina do Gasômetro - 1º lugar







Projeto Arquitetônico:
Arq. Julio Ramos Collares
Arq. Dalton Bernardes
Arq. Fatima Beltrão
Data do Projeto:1996
Endereço da Obra:
Usina do Gasômetro – Porto Alegre - RS
Proprietário:
Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Área Construída: 315,00 m²




Um comentário: