sexta-feira, 12 de março de 2010

Parque Estadual de Itapuã





O Parque de Itapuã, protege a última amostra dos ecossistemas originais da Região Metropolitana de Porto Alegre, com campos, matas, dunas, lagoas, praias e morros às margens do lago Guaíba e da Laguna dos Patos (a maior laguna do mundo).


Nas suas formações vegetais, ocorrem mais de 300 espécies, destacando-se a figueira, a corticeira-do-banhado, o jerivá, o butiazeiro, além de orquídeas, cactos e bromélias.


A Lagoa Negra, com 1750 hectares, é o ponto de parada de aves migratórias, como o trinta-réis e batuíras.


O Parque Estadual de Itapuã foi criado em 1973 e fechado 18 anos depois, sendo reaberto apenas em abril de 2002. A área de 5,5 mil hectares, onde está localizado o parque foi palco de combates durante a Revolução Farroupilha.
Na tentativa de impedir a passagem de navios imperiais vindos do Rio de Janeiro, os farrapos construíram fortes nos morros chamados de Itapuã e de Fortaleza.
Em 1836, 32 soldados farrapos morreram no Morro da Fortaleza, vítimas de um ataque imperial. Duas embarcações farroupilhas também estão afundas perto da Praia das Pombas." (Texto publicado em Zero Hora 29/04/2003)


Localizado em Viamão, a 57 quilômetros de Porto Alegre, é uma unidade de conservação de proteção integral e guarda a última amostra dos ambientes originais da Região Metropolitana da capital gaúcha. São 5.566 hectares, abrigando uma diversidade de paisagens e ecossistemas compostos de morros, praias, dunas, lagoas e banhados, com número significativo de espécies raras e ameaçadas de extinção.

O Parque abriga cerca de 40 espécies de répteis, 30 de anfíbios, 200 de aves e um bom número de mamíferos, entre estes a jaguatirica, o gato-maracajá, a lontra e o bugio-ruivo. Esse último consta da Lista das Espécies da Fauna Ameaçada de Extinção do Rio Grande do Sul e é o símbolo do Parque. A área também é abrigo para aves migratórias.


Praias abertas para visitação: das Pombas, da Pedreira e Praia de Fora.
O público pode desfrutar das praias de águas doces ao longo do Lago Guaíba – Pombas e Pedreira – e da Praia de Fora, banhada pela Laguna dos Patos. O Parque dispõe de infra-estrutura com churrasqueiras à sombra de figueiras centenárias, banheiros, vestiários e estacionamento. Por se tratar de uma área protegida, a visitação é limitada em 350 pessoas ao dia nas praias das Pombas e da Pedreira e 200 pessoas/dia na Praia de Fora.


As trilhas disponíveis no Parque, só podem ser percorridas pelos visitantes com o acompanhamento dos condutores locais. As trilhas são gratuitas.


Trilha da Onça - Tem 3.280 metros (ida e volta) com duração de duas horas. O grau de dificuldade é leve a moderado. O ponto de partida é a Praia das Pombas e o destino é a Praia da Onça. As diferentes espécies de bromélias e orquídeas, além da caliandra e da vassoura vermelha, são algumas das flores que adornam a trilha. A presença de fraléias, uma espécie de cacto que está em extinção, evidencia a recuperação da natureza. A visão panorâmica do Lago Guaíba e da Praia das Pombas é uma maravilhosa recompensa. Atende até dois grupos de 15 pessoas por dia.

Trilha da Fortaleza - Percurso que sai da Praia da Pedreira e segue até o topo do Morro da Fortaleza com extensão de 3.070 metros, realizada em aproximadamente duas horas e meia. É uma trilha histórico-cultural onde podem ser vistas trincheiras da época da Revolução Farroupilha (1835-1845) e a própria fortaleza que abrigava os farrapos. No caminho natural, encontram-se espécies da flora como as corticeiras da serra e do banhado, gravatás e butiazeiros. Atende um grupo de 10 pessoas por dia, com saída no período da tarde.

Trilha do Araçá - Percurso que sai da Praia da Pedreira e segue até a Praia do Araçá, com 1.900 metros, realizada em menos de duas horas. Trilha percorrida em trecho florestal com boa sombra, que permite vislumbrar belas paisagens, como a Praia do Araçá e o Farol de Itapuã. O passeio envolve o visitante e descreve como funcionava o antigo caminho de comércio entre praias. A trilha atende grupo de até 10 pessoas por dia, pela manhã.

Trilha da Visão - Percurso pela crista do Morro do Campista com extensão de 2.900 metros (ida e volta), percorrida em aproximadamente duas horas. Conta com inúmeros mirantes naturais, que possibilitam a contemplação de belos ângulos das paisagens do Parque. A trilha pode ser percorrida por pessoas acima de 15 anos. Atende até dois grupos de 15 pessoas por dia e necessita de agendamento pelo fone (51) 3494.8082.

Farol


A Figueira









Infra-estrutura:

Centro de Atendimento aos Visitantes que dispõe de fotos e informações científicas sobre o parque.
Banheiros, vestiários, chuveiros, mesas e churrasqueiras, onde é possível tomar banho e fazer piquinique.
Os bares da Praia das Pombas e da Praia da Pedreira estão fechados, então leve água e seu lanche.

* Churrasco só nas áreas determinadas.
* É proibido pindurar rede nas árvores. (Porque não sei !)
* Camping, pesca e caça estão proibidos.
* Não é permitido a entrada de animais de estimação.

Visitação:

De quarta a domingo. Os ingressos estão à venda na entrada do Parque, por R$ 4,37 centavos. Crianças até 10 anos não pagam. É necessário um ingresso para cada praia.
O Parque fica na Rua: Dona Maria Lepoldina, s/n°, cidade de Viamão/RS.

Praia de Fora







Vamos Embora!



Como Chegar:

De Porto Alegre: pelo bairro Glória - Av. Oscar Pereira e estrada Costa Gama,
ou pela Zona Sul - beira do Guaíba e passando por Ipanema, Av. Juca Batista, Belém Novo, Lami e a Vila de Itapuã.

De Viamão: pelo Cantagalo ou pelas estradas Acrísio Prates e Ricardo Vieira Barcellos.

Estradas:

De Porto Alegre são 53 km de asfalto e 4 km de estrada de terra até a portaria do parque.
Para a Praia da Pedreira são mais 3 km de estrada de terra, (em boas condições).
Para a Praia da Pombas são mais 2 km de estrada de terra, (em boas condições).

Praia da Vila de Itapuã

Praia e Marina
Marina da Vila de Itapuã

Um comentário: