terça-feira, 16 de março de 2010

Avenida Tronco

Ligação entre a Avenida Carlos Barbosa e Avenida Icaraí na zona sul de Porto Alegre

O início da obra está marcado para até jun/09.


Arquiteto Efreu Quintana - Uniritter (2005)


A Vila Tronco é uma ocupação irregular de área localizada entre os morros Santa Teresa e Primavera. Tendo uma parte na encosta do Santa Teresa e outra no Vale entre estes dois morros, por onde corre o arroio Sanga da Morte, hoje canalizado.

É uma comunidade bastante antiga, seus moradores mais antigos ali vivem há mais de 40 anos, e já não pode mais ser chamada de favela pela precariedade das habitações, pois as malocas provisórias, já foram na sua grande maioria substituídas por edificações em alvenaria, várias delas com dois ou três pavimentos. A vila, portanto, vive um momento de consolidação, que inclui uma certa verticalização, e um contínuo adensamento.

Está em uma área central da cidade, totalmente imersa no tecido urbano consolidado.

E tem como principal interface com a cidade a Av. Tronco, que também é o eixo que estrutura toda a região da Cruzeiro.

O projeto pretende - valorizando o esforço dos moradores, identificando as qualidades existentes no espaço urbano, principalmente no que diz respeito ao uso do espaço público - integrar a vila à cidade, criando conexões com os bairros adjacentes e permitindo a permeabilidade do seu tecido urbano. Qualificar formal e funcionalmente os espaços públicos existentes. Apostando que a melhoria destes lugares de uso e convívio dos moradores possa servir de impulso para a qualificação geral da comunidade. Acreditando que um espaço qualificado influi positivamente no comportamento humano e propicia melhores relações pessoais e sócias.

Colocada a estratégia geral, o projeto é composto da adequação viária, com o alargamento das vias conectoras, permitindo o trânsito de veículos, e o tratamento das vias de acesso local, onde se prioriza o uso pelo pedestre. O redesenho da Av. Tronco, tratada como eixo de conexão entre o centro e a zona sul da cidade como uma forte centralidade na região. A estratégia aqui é o estímulo da atividade comercial e a instalação de equipamento comunitário que atenda não só a Vila Tronco, mas às comunidades vizinhas. Propõe-se um parque linear ao longo da avenida, no trecho da Vila Tronco, o programa do parque parte das atividades já realizadas ou solicitadas pela comunidade: canchas esportivas, praça, espaço para feiras, espetáculos e eventos diversos, pista de skate, e mais uma área com chafarizes que faz às vezes de praia no verão porto-alegrense, e um bosque implantado artificialmente no terreno, mas com considerável variedade de espécies nativas do estado. Além disso a parte mais baixa do parque serve como bacia de acumulação pluvial, reduzindo os problemas de alagamento na região mais baixa da vila.

Além da Avenida e do parque, foram eleitos pontos focais, que se apresentam como centralidades internas da vila, e, estrategicamente, ali se concentram intervenções no espaço público, de acordo com as características de cada sítio. Criando uma praça, um largo onde se concentram bares e outras atividades comerciais, junto a uma associação de moradores ou junto a uma escola.

É evidente que o projeto de integração não resolve os problemas de exclusão social, de acesso à cultura e a informação, nem falta de trabalho da população, tampouco garante o diálogo entre as comunidades vizinhas problemas muito maiores e que vão muito além da arquitetura. Porém promove a qualificação urbana da área, o que estimula o crescimento econômico através da atividade comercial. Equipa e qualifica o espaço urbano, promovendo a integração urbanística. Primeiro passo para a integração humana no espaço da cidade.

2 comentários:

  1. James, gostaria de saber onde posso encontrar informações sobre o projeto, cuja imagem ilustra o post?

    ResponderExcluir
  2. Bom! Só a foto que ilustra o projeto arquitetônico da obra da Av Tronco não da para ver direito!!

    ResponderExcluir