sábado, 13 de março de 2010

Linha Aeromóvel


O Aeromóvel é um meio de transporte automatizado em via elevada de concepção inteiramente nacional, que se baseia no princípio da redução do peso-morto por passageiro transportado, através do emprego de veículos leves, sem motores embarcados, resultando em estruturas de sustentação muito esbeltas. Sua propulsão é pneumática, com empuxo fornecido por gradientes de pressão que se estabelecem no interior de um duto, localizado no interior da via elevada, logo abaixo do veículo e que propelem o mesmo através do empuxo de ar fornecido a uma aleta (tal qual uma "vela" de um veleiro) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sob rodas de aço em trilhos tradicionais. O ar é insuflado pela ação de ventiladores centrífugos industriais de alta eficiência energética, dispostos em casas de máquinas acusticamente isoladas em pontos estratégicos no solo.


Situação atual em 2010

Projetos

E também de uma linha ligando a usina do gasômetro ao Barra Shopping Sul (extremo sul da cidade), passando pelo estádio Beira-Rio

Linha Usina do Gasômetro ao Barra Shopping Sul via avenida Beira Rio, passando pelo Teatro da Ospa, Centro Adm. do Estado, Auditório Por do Sol, Parque Marinha do Brasil, Estádio Beira Rio, Museu Iberê Camargo, Pontal do Estaleiro.

Projeto linha Campus da PUC-RS

Projeto linha Aeroporto/ Estação Trensurb

Projeto linha Aeroporto nova Arena do Grêmio

Modelo de vagão a ser utilizado na nova linha Aeroporto

Nenhum comentário:

Postar um comentário