terça-feira, 2 de março de 2010

Caminho da Soberania

Oscar Niemeyer recebe título benemérito da Fundação Caminho da Soberania. Segunda-Feira, 14.01.2008

Local do monumento

A Fundação Caminho da Soberania foi criada em março do ano passado para construir e administrar o Memorial Leonel Brizola a ser erguido na orla do Guaíba. O projeto foi elaborado por Oscar Niemeyer, que o batizou de "Caminho da Soberania". O memorial terá uma área construída de 375 m². A base onde será instalado um busto de Leonel Brizola alcançará 4 metros de altura. A edificação terá formato oval e abrigará espaço para exposição do acervo do memorial. O busto, com uma altura de 6,5 metros, ficará ao nível do campo de visão dos transeuntes da avenida Beira-Rio. O Caminho da Soberania prevê além da edificação em homenagem a Brizola, outros dois memoriais dedicados aos ex-presidentes Getúlio Vargas e João Goulart.

O prefeito José Fogaça já enviou à Câmara Municipal projeto de lei que autoriza a construção dos memoriais pela Fundação Caminho da Soberania. A Comissão de Constituição e Justiça já aprovou o projeto, que em breve irá a plenário para apreciação pelos vereadores.


Mesmo antes das intenções de fazer o projeto da Fundação Iberê Camargo, elaborado pelo arquiteto português Álvaro Siza, Porto Alegre já tinha um projeto assinado por Oscar Niemeyer, chamado de "Caminho da Soberania", que terá quatro memoriais no futuro (Prestes, João Goulart, Leonel Brizola, Getúlio Vargas), e foi elaborado em 1990.
O monumento em homenagem a Prestes, que era porto-alegrense, já está aprovado por lei de iniciativa de Vieira da Cunha quando era vereador da Capital, por ocasião da morte do líder comunista em 1991.

Para que os traços do memorial Luiz Carlos Prestes projetados pelo velhinho saiam do papel, o terreno de 10 mil metros quadrados na Beira-Rio, doado pela prefeitura de Porto Alegre em 1990, será dividido em dois.
Metade continuará de posse do Instituto Olga Benario Prestes, mas a outra (algo como meio campo de futebol) irá abrigar a sede da Federação Gaúcha de Futebol. Pois essa é, conforme os idealizadores, a forma de viabilizar a obra orçada em R$ 4 milhões. 
 
Monumento a Prestes

Um comentário:

  1. Prezados,
    Verificamos que o horário de funcionamento da Fundação Iberê Camargo está desatualizado? É possível atualizar essa informação?

    ResponderExcluir