terça-feira, 16 de março de 2010

Copa 2014

Obras aprovadas para Porto Alegre

Porto Alegre acelera para ampliar Mobilidade
Março de 2010

Não basta apenas a seleção brasileira ser boa de bola para o País emplacar e subir ao topo do pódio do maior evento esportivo na Copa do Mundo de 2014.

A garantia da mobilidade nas cidades que vão sediar os jogos da Copa é também uma condição indispensável para o sucesso do maior torneio de futebol do planeta. Pois, de nada adianta ter o palco e os atores para fazer o espetáculo, sem permitir o acesso aos milhares de espectadores. Escolhida como uma das 12 subsedes da Copa, a cidade de Porto Alegre está na corrida contra o tempo para realizar as obras necessárias para a melhoria do deslocamento dos torcedores.

A estimativa é de que a Capital gaúcha receba milhares de visitantes provenientes de vários países. Mas, a cidade tem ainda um grande desafio pela frente para ficar pronta para Copa: colocar em prática as obras previstas em papel. E tudo num prazo muito curto.

Apesar do número de melhorias de infraestrutura necessárias para qualificar a mobilidade em Porto Alegre ser bastante elevado, algumas obras parecem prioritárias. O secretário adjunto da Secretaria Especial da Copa de 2014 (Secopa), Ricardo Gothe, afirma que a realização da Copa do Mundo é uma oportunidade única para atrair investidores e executar obras importantes para a mobilidade na cidade.

“Este é o maior evento futebolístico do mundo. É a nossa grande chance de realizarmos as obras que esperamos há muito tempo. Mas, também não podemos nos iludir. Nem tudo será realizado. Será feito o que é preciso e o que economicamente e politicamente pode ser financiado. As negociações com o governo federal serão feitas obra a obra. E esse processo de negociação é permanente”, destaca Gothe.

As obras mais importantes para garantir a mobilidade durante a Copa do Mundo e que terão um papel fundamental para a circulação de turistas, de torcedores e da população, depois de terminado o evento, são as seguintes:

Linha 2 do metrô terá linha de 15,3 km (obra não será realizada)

Obras no Trensurb devem contribuir para melhoria da mobilidade durante e depois da Copa. A expansão da Linha 1 de São Leopoldo até Novo Hamburgo, está em andamento e tem previsão de término para 2011. Com o novo trecho serão acrescidas 30 mil viagens, o que contribuirá para desafogar o trânsito na BR-116.

Mas a obra mais grandiosa do metrô, é a primeira fase da linha 2 do metrô. Com 15,3 quilômetros em vias subterrâneas e elevadas, o percurso previsto passa pelo Centro de Porto Alegre, segue pela avenida Borges de Medeiros até o Beira Rio, José de Alencar, Azenha, depois segue pela Bento Gonçalves e finaliza na João Oliveira Remião.

A estimativa é de que serão transportados 450 mil passageiros por dia na nova linha. O valor estimado da obra é de R$ 2,5 bilhões e deve ser viabilizada através de Parceria Público-Privada(PPP). “Esta é um obra mais complexa. Estamos trabalhando nas diretrizes funcionais e ambientais do projeto para permitir que o empreendimento seja licitado até o final do ano”, afirma o superintende de desenvolvimento e expansão da Trensurb, Humberto Kasper.

Ele explica que a ideia é fazer a licitação utilizando a Lei 11.079, que prevê a participação da iniciativa privada como financiador da obra. “Dessa forma acredito quem é viável executar o primeiro trecho em três anos”, completa Kasper.

Aeromóvel

A obra prevê uma linha de 854 metros para ligar a estação Aeroporto da Linha 1 do Trensurb ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. O usuário do Trensurb ao descer na estação poderá embarcar no aeromóvel e se deslocar até o aeroporto no tempo de 1min10s sem pagar nova tarifa de embarque. A obra possui estudo de viabilidade urbanística aprovado e só está à espera da liberação dos recursos, estimados em R$ 30 milhões que devem ser financiados com recursos do Ministério das Cidades. O prazo para a conclusão do acesso é de um ano.

Avenida Tronco

A via que une a avenida Carlos Barbosa à Icaraí será uma nova rota de deslocamento para a Zona Sul da cidade. Será uma alternativa de tráfego à avenida Beira-Rio e Padre Cacique, que terão o trânsito interrompido nos dias de jogos da Copa.

Mas, para a execução da obra, além das ações viárias, será necessária a elaboração de um plano urbanístico. Ele compreende um conjunto de ações de desenvolvimento urbano que vai alterar o cenário da região. A obra terá um custo mais elevado, estimado em R$ 129,2 milhões porque são necessárias desapropriações e reassentamentos.

Salgado Filho ganha pista de 3.200 metros

O projeto prevê a ampliação da pista em 900 metros, que passará para 3.200 metros. A obra é vital para o transporte de passageiros e de cargas, pois permitirá a operação de aviões de grande porte, como os Boeing 747, com 100% da capacidade de carga e de combustível. Hoje esses aparelhos só podem operar com 70% da carga, em função da extensão da pista.
A obra, uma reivindicação antiga, depende da retirada das 2,6 mil famílias que residem na cabeceira da pista, nas Vilas Dique e Nazareth. A remoção vai liberar a área para os estudos técnicos do terreno por onde passará a pista que deve estar concluída em dezembro de 2010.

Aproximadamente 1,5 mil famílias serão transferidas para um loteamento novo com escola, creches, posto de saúde e área para triagem do lixo. O objetivo é que até o final deste mês o Departamento Municipal de Habitação (Demhab) faça a entrega das primeiras 48 moradias.

A obra de ampliação também está sendo executada por etapas. A primeira não depende da retirada das famílias, e consiste no alargamento da pista para 42 metros. A obra foi iniciada nesta semana e deve ser concluída até o final do ano. O aumento da extensão da pista é um investimento orçado em R$ 150 milhões e será custeado com recursos da Infraero.

Portais da Cidade

O projeto propõe um novo modelo de transporte e circulação de ônibus para o centro de Porto Alegre. Por ele, os ônibus que chegam dos bairros e da Região Metropolitana deixarão os passageiros em quatro portais onde haverá conexão para outros veículos - os Bus Rapid Transit (BRTs). Estes portais, localizados estrategicamente serão interligados por uma linha de ônibus-circular que levará os passageiros a mais 18 estações localizadas no Centro.

O objetivo é desafogar a área central que recebe mais de 33 mil viagens diárias de ônibus, sendo que apenas 33% dos passageiros têm o Centro como destino final. A obra deve ficar pronta até 2012. A liberação dos recursos, US$ 100 milhões, pela Cooperação Andina de Fomento já foi aprovada. “Agora estamos preparando o projeto operacional e o detalhamento das obras para que, quando o dinheiro for liberado, a prefeitura possa abrir as licitações”, diz o secretário de Mobilidade de Porto Alegre, Luiz Afonso Senna.

Rodovia do Parque

A construção da BR-448, chamada de Rodovia do Parque, vai ajudar a amenizar o maior problema de trânsito do Rio Grande do Sul: os congestionamentos diários na BR-116. Pelo projeto, o traçado da rodovia inicia em Porto Alegre e segue paralela à BR-116, pelo lado oeste, desembocando com alças no terreno onde será construída a arena multi-uso do Grêmio, no bairro Humaitá, na zona Norte de Porto Alegre.

A rodovia terá 22,3 quilômetros e, além da Capital, passará pelos municípios de Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul. A obra fundamental para a melhoria do fluxo de veículos na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e tem um custo estimado em R$ 830 milhões.

Avenida Voluntários da Pátria

A obra prevê a duplicação do trecho entre a rua Conceição e a avenida Sertório e sua extensão até o cruzamento das avenidas Padre Brentano e A. J Renner. Após a conclusão o trecho de cerca de 2,6 quilômetros, que será feito pela Concepa, concessionária da BR-290, a avenida passará a contar com três faixas de rolamentos em cada sentido. Ela contribuirá para desafogar a via Farrapos, o que melhorará a acessibilidade para a entrada da cidade.

Um comentário:

  1. porque nao vao apriar avenida coronel marcos a cavalhada ate juca batista avenida quaiba de ipanema ate assuçao beira daorla rio quaiba atto demair luiz motegim rua olfolmo ari tarago sao uma sdas via muito importante como outra tantas como jjuca ate belem novo ate restinga ate pinheiro protasio ate viamao bairroavenida azenhaetc

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