sábado, 13 de março de 2010

Nova Ponte do Guaíba

Travessia sobre o rio Guaíba


Os incômodos com os freqüentes içamentos do vão móvel da Ponte do Guaíba levaram a Concessionária da Rodovia Osório-Porto Alegre SA (Concepa) à apresentar uma alternativa a este problema. Segundo estimativas, os prejuízos econômicos decorrentes das paralisações do tráfego rodoviário chegam a R$ 124 milhões em apenas um ano. A proposta: Uma nova ponte sobre o Guaíba.


A rota auxiliar cessaria os protestos de empresários e usuários da BR-290 revoltados com içamentos sempre que embarcações de grande porte cruzam a ponte - o que ocorreu em média 43 vezes por mês, apenas em 2006. Somados os minutos em que esteve erguida, a ponte deixou a Metade Sul isolada 40 dias nos últimos cinco anos.

Orçada em R$ 350 milhões, o projeto atual em análise é grandioso sob qualquer aspecto. A começar pela extensão. Sobre o Guaíba, a ponte teria 2,3 quilômetros e duas pistas de rolamento de cada lado. Os acessos somam outros 2,6 quilômetros, num total de 4,9 quilômetros e 98 pilares de sustentação. A altura seria de 40 metros desde as águas - é como se a atual ponte estivesse sempre erguida.


As duas principais torres de sustentação previstas, atadas a cabos de aço, alcançariam 105 metros, o equivalente a um prédio de 35 andares. A estrutura de concreto seria tão alta que mudaria a estética da entrada da Capital e interferiria no plano de vôo dos pilotos que usam o Aeroporto Internacional

Ponte em Natal - RN, estranhamente semelhante a proposta gaúcha

2 comentários:

  1. Gostei da matéria referente a nova ponte do guaiba, tem o blog do Movimento Ponte do Guaíba com bastante conteúdo sobre este tema.
    novapontedoguaiba.blogspot.com
    movimentopontedoguaiba.ning.com

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  2. É hora avançar para o futuro,esta ponte já deveria ter sido iniciada!

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