A Revitalização do Cais do Porto
Promessas para reestruturar embelezar o local são freqüentes desde 1991. Nenhuma tinha saido do papel.
A proposta escolhida agora é uma das três apresentadas para o Cais Mauá, em um processo de seleção iniciado no ano passado pelo governo gaúcho. Não é o projeto definitivo. São diretrizes definidas nos últimos três anos que deverão ser seguidas pelas empresas interessadas em revitalizar e explorar a área comercialmente. A principal exigência era que o trecho entre a Usina do Gasômetro e a Estação Rodoviária, sem operação do porto, fosse integrado à cidade e tivesse acesso gratuito à população.
A expectativa é abrir licitação até dezembro para selecionar a empresa que receberá concessão para explorar comercialmente o cais do porto por 30 anos. A vencedora terá de reembolsar o custo do projeto em até R$ 700 mil. A previsão é iniciar as obras no segundo semestre do ano que vem, em um investimento que totalizará R$ 400 milhões.
Em 2011, está prevista a conclusão da primeira etapa da obra. Em 2013, deve ocorrer o término das intervenções. Pela proposta, os armazéns, recuperados, vão abrigar bares, restaurantes e lojas. Na beira do cais, o plano prevê a instalação de plataformas flutuantes para pedestres, que acompanhariam a variação de nível do Guaíba.
Informações do Projeto:
- Construção de duas torres de escritório
- Um hotel de luxo com 300 apartamentos
- Centro de convenções para mil pessoas
- Shopping center com cerca de 13 mil m²
- Museu
- Terminal Hidroviário
- Trem elétrico ligado todo o complexo
- Dois estacionamentos (um de cada lado do cais)
Números do Projeto:
- Investimento: 426 milhões
- Vagas de Estacionamento: E¹ 2,3 + E² 1,2 - Total 3500
- Empregos: 2,3 mil durante a obra e 5,4 durante o funcionamento
- Previsão: 2014
O cronograma:
Até dezembro de 2008 - Abertura de licitação para escolher a empresa que fará a revitalização e terá direito a explorar a área por 25 anos
Final do primeiro semestre de 2009 - Definição e anúncio da empresa que fará a obra
Segundo semestre de 2009 - Início das obras
2011 - Término da primeira etapa da obra, como a revitalização dos armazéns
2013 - Conclusão de todas as obras do projeto
História de promessas:
1991 - Prefeitura lança o Caminho do Porto. Cinco armazéns seriam transformados em restaurantes, museu, centro de educação para jovens e adultos e terminal turístico/fluvial
1992 - Prefeitura e governo do Estado assinam protocolo prevendo a transferência de linhas de ônibus do Centro para a área do porto, mas o projeto não é levado adiante
1995 - O governo estadual anuncia o plano de revitalizar uma área formada pelo pórtico central e por dois conjuntos de armazéns. A intenção é transformar os locais em centros gastronômicos e culturais. No ano seguinte, o projeto Porto dos Casais vence concurso promovido pelo governo para escolher uma destinação para a área
1998 - O governo lança o projeto Porto dos Casais. Prevê casa noturna, centro de compras, marina, dois hotéis, um prédio comercial de alta tecnologia, restaurantes, teatro, uma sede para a Ospa e a substituição do Muro da Mauá por blocos móveis
2000 - Estado lança o projeto do Complexo Industrial Cais de Cinema, com cinemateca, centro técnico e audiovisuale estúdios de cinema
2003 - O governado gaúcho determina a criação de uma comissão para reavaliar o Porto dos Casais. A comissão decide reaproveitar o projeto, recomendando a manutenção do Muro da Mauá
2004 - O plano de recuperação é relançado, com o nome de Revitalização do Cais Mauá. Divergências entre Estado e prefeitura interrompem o projeto
2007 - Depois de dois anos de estudos para definir normas básicas para a destinação da área, o governo recomeça do zero e convoca a iniciativa privada a participar da elaboração de um novo projeto.
Projeto Anterior na época do governo Antonio Brito:
Projeto Dado Bier:
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