terça-feira, 16 de março de 2010

Copa 2014

Nova Visão do Cronograma de Obras

A nova cara de Porto Alegre
Muita Idéias e poucas Conclusões.


Se efetivamente concretizados, os projetos nas áreas de saúde, esporte, turismo e mobilidade urbana podem mudar a cara de Porto Alegre. Conheça as obras que estão previstas para a Capital Gaúcha:

AVENIDA TRONCO: A avenida, que une a Avenida Carlos Barbosa à Icaraí, proporcionará uma nova alternativa de deslocamento à Zona Sul. Durante a Copa, receberá o tráfego de veículos que normalmente utilizariam as avenidas passam próximas ao estádio e deverão ter o trânsito interrompido durantes os jogos. O projeto compreende a realização da obra viária e todo o conjunto de ações de desenvolvimento urbano que irá modificar o atual cenário habitacional da região. A obra tem extensão aproximada de 3,5 km. Para a prefeitura de Porto Alegre, é uma das principais obras tanto pela sua importância viária como pelo seu impacto social, que deixará um enorme legado de desenvolvimento para mais 1.300 famílias que vivem na extensão da avenida.

PORTAIS DA CIDADE: Irão transformar o sistema de transporte coletivo em Porto Alegre, juntamente com as demais intervenções no sistema viário, tornando-o mais ágil, econômico e menos poluente. O modelo de transporte sobre pneus, rápido, flexível, de alto desempenho, combina uma série de elementos físicos e operacionais em um sistema integrado. Contará com cinco grandes portais, que completam o sistema. Os recursos estimados para a obra são de R$ 430 milhões financiados pela Coorporação Andina de Fomento (CAF).

AVENIDA VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA: A duplicação do trecho da via entre a Rua da Conceição e a Avenida Sertório, e sua extensão até o cruzamento das avenidas Padre Leopoldo Brentano e A. J. Renner, contará com três pistas por sentido. A obra proporcionará melhorias de acessibilidade e estruturação viária da região e contribuirá para desafogar o trânsito da Avenida Farrapos. O projeto será compatibilizado com a execução da Rodovia do Parque (BR-448) e a nova entrada da cidade.

METRÔ DE PORTO ALEGRE:  (a obra não será realizada)Antigo sonho de Porto Alegre, a linha projetada para a Copa parte do Centro Histórico da cidade, passando próximo ao estádio Beira-Rio, seguindo em direção a Zona Leste da cidade, num percurso de cerca 15,3km em vias subterrâneas e elevadas.

AEROPORTO INTERNACIONAL SALGADO FILHO: O Aeroporto terá sua pista principal ampliada em cerca de 1 km e alargada em 3 m, permitindo aterrissagem e decolagem de aeronaves de maior porte, além da instalação de equipamentos de segurança antineblina. Para permitir a realização da obra, a Prefeitura está transferindo milhares de famílias que estão situadas próximas ao aeroporto, realocando-as em unidades habitacionais com toda infraestrutura e dignidade.

DUPLICAÇÃO DAS AVENIDAS BEIRA-RIO E PADRE CACIQUE: A duplicação de 1,8 Km da Beira-Rio, além da extensão da Padre Cacique em 5,5 km, são fundamentais, pois são essas duas vias que dão acesso ao estádio credenciado para a Copa.

RODOVIA DO PARQUE: A BR-448, conhecida como Rodovia do Parque, será implantada no oeste do município de Canoas e ajudará a desafogar o trânsito da BR-116 no acesso norte a Porto Alegre. Isso possibilitará a melhoria do fluxo de veículos na Região Metropolitana e de Porto Alegre.

SEGUNDA PONTE DO GUAÍBA: Importante ligação com os países do extremo sul da América, a construção da 2ª ponte sobre o Lago Guaíba prevê a união da BR-290 diretamente com a Rua Dona Teodora, que compõe a Terceira Avenida Perimetral. Será implantada ao lado da Travessia Getúlio Vargas, ajudando a desafogar o trânsito sobre a ponte móvel. Os recursos serão do Governo Federal ou, através, de PPP.

PLANO DIRETOR CICLOVIÁRIO: Prevê a criação de condições de engenharia de tráfego para a construção de novos trechos de ciclovias na Capital. A iniciativa visa o uso da bicicleta como novo modal de transporte. Com o Plano Diretor Cicloviário, Porto Alegre terá cerca de 20km de ciclovias até o final deste ano e 490km em 13 anos. Até 2014, deverão estar prontos cerca de 40km, com custo estimado de R$ 9,8 milhões.

SISTEMA VIÁRIO DA III PERIMETRAL: Para sua conclusão, estão previstas três obras de artes que agilizarão o trânsito da III Perimentral. A construído um viaduto no cruzamento das avenidas Aparício Borges/Salvador França e Bento Gonçalves, com extensão de 277 metros, outro viaduto no cruzamento das avenidas Plínio Brasil Milano com Carlos Gomes, com extensão de 158,6 metros, e uma passagem de nível na av. Farrapos com o Viaduto Leonel Brizola, com extensão de 300 metros e investimento de R$ 12 milhões.

PROLONGAMENTO DA III PERIMETRAL: Contempla a duplicação de 8,3 km da avenida Teresópolis até a avenida Juca Batista e a ampliação do número de câmeras e sistemas para controle de tráfego. O investimento para a duplicação é de R$ 65,1 milhões e R$ 13,7 para monitoramento da via.

RODOVIA DO PROGRESSO: A rodovia RS 010, denominada Rodovia do Progresso, iniciará em Porto Alegre e percorrerá mais nove municípios, de modo paralelo a BR 116. É mais uma alternativa para desafogar a BR 116 e facilitar o acesso à cidade. É uma obra de responsabilidade do Governo do Estado, cujo valor estimado para execução é de R$ 850 milhões.

DUPLICAÇÃO DA AVENIDA JOÃO OLIVEIRA REMIÃO: Importante ligação com a zona sul e, principalmente, com a região rural de Porto Alegre, o projeto prevê a duplicação da avenida, na extensão de 8,6 km. A via funciona como eixo principal da região, com corredor exclusivo de ônibus, ciclovia, acessibilidade ao solo lindeiro e com a consolidação de pequenos centros comerciais de atração. O valor estimado de investimento é de R$ 67,2 milhões.

DUPLICAÇÃO DA AVENIDA VICENTE MONTEGGIA: O projeto vai incluir a duplicação da via, no trecho da avenida Nonoai até a avenida João Salomoni, contemplando também a construção de uma ciclovia, de acordo com o Plano Diretor Cicloviário. A extensão é de 3 km com investimento estimado em R$ 24 milhões.

AEROMÓVEL: A linha TRENSURB/AEROPORTO ligará o Aeroporto Internacional Salgado Filho à Estação Aeroporto da Linha 1 do Trensurb, permitindo conexão através das linhas de trem com o centro e a Zona Leste de Porto Alegre e com algumas cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre. Com extensão aproximada de 800 m, a obra tem valor estimado de R$ 30 milhões. O aeromóvel facilitará a mobilidade dos cidadãos que necessitam utilizar o aeroporto sem precisar ir de carro ao local.

5 comentários:

  1. quando vai começar as obras de duplicação da vicente montéggia?

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. Anota abaixo foi apresentada no Jornal do Comércio de 22/12/2009

      Avenidas Vicente Monteggia e Beira-Rio serão duplicadas
      A Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) prevê para 2010 a duplicação de duas importantes avenidas da cidade. Segundo o titular da Smov, Maurício Dziedricki.

      Ou seja: Nos últimos 30 anos todos os governos prometem essa duplicação mas nenhum cumpre.

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  2. Será que a verba federal para a duplicação da Vicente Monteggia já foi liberada? Será que existe previsão para início das obras desta perigosa e movimentada avenida?

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  3. porque nao vao hanpliar avenida ottoneymaer, coronel marcos ea venida quaiba do bairro assuçao ate ipanema bela beira do rio quaiba melhor bela orla etc

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