sexta-feira, 21 de maio de 2010

A Grande Porto Alegre

Simplesmente Grande!
Foto: Rogério Penna
***
A Região Metropolitana de Porto Alegre, também conhecida como Grande Porto Alegre, reúne 31 Municípios do estado do Rio Grande do Sul em intenso processo de conurbação.

O termo refere-se à extensão da capital Porto Alegre, formando com seus municípios lindeiros uma mancha urbana contínua. Inclui também o chamado Vale dos Sinos.

Criada pela lei complementar federal nº 14, de 08 de Junho de 1973, sua delimitação foi posteriormente alterada por diferentes instrumentos legais do governo do Rio Grande do Sul, e não coincide exatamente com os critérios de mesorregião e de microrregião utilizados pelo IBGE.


Atualmente compreende 9.800,194 km² e, segundo estimativas do IBGE para 2009, possui 4.063.886 habitantes, sendo a quarta mais populosa do Brasil – superada apenas pelas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, respectivamente, a terceira mais rica do Brasil, e a 82ª maior aglomeração urbana do mundo.

Municípios

Porto Alegre, sede e maior cidade da região metropolitana.

Porto Alegre, um município brasileiro é a capital do estado mais meridional do Brasil, Rio Grande do Sul. Pertence à mesorregião metropolitana de Porto Alegre e à microrregião de Porto Alegre e localiza-se junto ao rio Guaíba, distando 2027 quilômetros de Brasília, capital do Brasil.

A cidade constituiu-se a partir da chegada de casais portugueses açorianos, na primeira metade do século XVIII.

No século XIX contou com o influxo de muitos imigrantes alemães e italianos. Também recebeu imigrantes árabes e poloneses.

Em 2001, a cidade apresentou o melhor índice de desenvolvimento humano e o terceiro melhor Índice de Condições de Vida (ICV), entre doze capitais brasileiras. É também a capital da Região Sul com a maior renda per capita.

Em junho de 2009, dentre as seis principais regiões metropolitanas pesquisadas pelo IPEA, (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre), a Região Metropolitana de Porto Alegre foi a que apresentou o menor número de habitantes em condição pobreza (25,7%) e a menor desigualdade (concentração de renda): o índice de Gini ficou em 0,493. Na mesma época, segundo o IBGE, a Região Metropolitana de Porto Alegre também apresentou o menor índice de desemprego, dentre as seis regiões pesquisadas (5,8%).

Porto Alegre é a maior região metropolitana do sul do Brasil, a quarta mais populosa do país, com 4.113.230 habitantes, e a terceira mais rica, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro (IBGE/2007). A cidade de Porto Alegre, com 1.436.123 residentes em 2009, foi a décima primeira cidade mais populosa do Brasil, segundo estimativas do IBGE.

Em 2004, foi a única cidade brasileira incluída entre as 24 cidades com maior potencial para atrair investimentos no mundo - segundo a consultoria britânica Jones Lang La Salle.
A capital gaúcha é também um importante pólo educacional, atraindo estudantes não só da região Sul, mas de outras regiões do Brasil e de países do Mercosul.

Em 2008, a UFRGS (Universidade Federal) foi incluída entre as 500 melhores universidades do mundo.
Segundo a ICCA (International Congress and Convention Association), foi uma das cidades brasileiras que mais sediaram eventos internacionais em 2007.

Desde 2001, a cidade ganhou reconhecimento internacional ao sediar a primeira edição do Fórum Social Mundial, evento agora itinerante, que discute as questões sociais do mundo sob a perspectiva da esquerda política.

Também nos anos de 2002, 2003, 2005 e 2010, o Fórum realizou-se em Porto Alegre.


Foi escolhida como uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. O anúncio foi feito em 31 de maio de 2009, em Nassau (Bahamas). Em virtude dos jogos, está prevista a realização de diversas obras, como a duplicação de avenidas e a ampliação do trem de superfície (trensurb), e início das obras do metrô.

***
Mapa das Cidades que compoem a Região Metropolitana de Porto Alegre


***
Mapa Rodoviária da Região Metropolitana, principais vias.
***


***

3 comentários:

  1. Muito bom este blog. Posso citar parte de um post em meu blog sobre a Copa, dando o crédito?
    Parabéns!
    Mauri

    ResponderExcluir
  2. Olá Jaime. Gostaria que colocasse o crédito daquela foto que mostra a região metropolitana inteira de Porto Alegre.

    A foto foi tirada por mim (Rogério Penna).

    Além disso, faço prédios 3D de Porto Alegre pro GoogleEarth (praticamente todos prédios de POA no GoogleEarth foram feitos por mim).

    Quero fazer o Teatro São Pedro próximo... vi que tu tens um post sobre o teatro São Pedro, com plantas da fachada, etc. Tem aquelas plantas em tamanho maior? Me facilitam pra fazer o 3D.

    ResponderExcluir
  3. QUE CIDADE LINDA PRETENDO MORAR UM DIA NELA. PARABENS GRANDE PORTO ALEGRE QUE VC SEJA SEMPRE GRANDE EM TUDO.

    ResponderExcluir